terça-feira, 19 de marÇo de 2024      05:27

História de Analândia

Cuscuzeiro ao por do sol Analândia é um município brasileiro do estado de São Paulo. Sua categoria política é de Estância Climática. Localiza-se a uma latitude 22,07 sul e a uma longitude 47,39 oeste. Sua população estimada em 2006 era de 3.997 habitantes. Possui uma área de 326,6 km².

Estância climática

Analândia é um dos 12 municípios paulistas considerados estâncias climáticas pelo Estado de São Paulo, por cumprirem determinados pré-requisitos definidos por Lei Estadual. Tal status garante a esses municípios uma verba maior por parte do Estado para a promoção do turismo regional. Também, o município adquire o direito de agregar junto a seu nome o título de Estância Climática, termo pelo qual passa a ser designado tanto pelo expediente municipal oficial quanto pelas referências estaduais.

História

1887 - Manuel Vicente Lisboa, proprietário da Fazenda Santa Maria da Glória, na Sesmaria do Cuscuzeiro, doou vinte alqueires de terra em um local, meio em declive, porém cercado por diversos rios, para o estabelecimento de uma povoação.
20 de outubro de 1887 - A povoação de Cuscuzeiro, denominação essa oriunda do Pico que está a poucos quilômetros da cidade, foi fundada por Diogo Eugênio de Sales, Luigi Corazza, João Pinto Pereira, Irineu de Sousa Martins entre outros.
23 de outubro de 1887 - Deliberado nessa ocasião a construção de uma capela cuja Pedra Fundamental foi lançada sob a invocação de Sant'Ana, Padroeira da Povoação.
17 de dezembro de 1890 - A povoação foi elevada a Distrito da paz através da Lei Número 105. Passou a se chamar Anápolis em homenagem a padroeira da localidade.
21 de julho de 1897 - Por força da Lei número 505, de 1897, foi esse distrito elevado a município, sendo presidente do estado Manuel Ferraz de Campos Sales. Foram fundadores do município os mesmos senhores acima citados e mais os seguintes: Antônio Correia Júnior, João Correia de Camarão Aranha, Ananias da Rocha, Alibrando César, João de Camargo Lima, João Evangelista de Sales, Jacinto Agostinho Levy entre outros.
30 de novembro de 1897 - A primeira Câmara de Vereadores foi instalada, e teve a seguinte constituição: Presidente - Francisco Dias Martins, vice-presidente - Antônio Meira Júnior, Secretários - Ananias da Rocha, João de Camargo Lima, Alibrando César e Jorge Washington Sales.
5 de maio de 1898 a 9 de novembro de 1898 - O primeiro intendente do município foi Antônio Coelho de Oliveira.
19 de dezembro de 1906 - A Vila de Anápolis, sede do município e do distrito do mesmo nome, foi elevada a categoria de cidade pela Lei estadual número 1038.
30 de novembro de 1944 - Devido a dualidade de nome, entre municípios brasileiros, foi mudada a denominação de Anápolis para Analândia pela Lei número 14.334.
1966 - Devido a qualidade de sua água e principalmente do seu clima o município passou à categoria de estância climática.

Cuscuzeiro

O cuscuzeiro é um morro de cerca de 900 metros de altura, dos quais aproximadamente 50 metros são de formação rochosa vertical, o que o caracteriza geologicamente com uma formação de morro testemunho. Constituído de rocha arenítica e localizado na cidade brasileira de Analândia, no estado de São Paulo, notório ponto turístico e local para contemplação, para a prática de escalada tendo mais de 50 vias para a prática de escalada, com graus variando desde o 3ºsup até o 9ºAB. As vias contemplam desde escalada um pouco mais tradicionais (com mais de uma cordada), vias esportivas com graus elevados e também vias com proteções em móvel. Outra atividade um pouco menos procurada no "cuscuzeiro" é o rapel.