sexta-feira, 26 de abril de 2024      11:47

Peça de teatro premiada será apresentada sábado (9)

esperando na rodo

A população analandense e os turistas conferem neste sábado, 09 de abril, o premiado espetáculo Esperando na Rodô. A peça teatral será apresentada no Calçadão Ricardo Gregório, às 20h30.

O espetáculo estava agendado para o dia 19 de março, mas foi cancelado por problemas técnicos. “Remarcamos a data e a população poderá conferir gratuitamente a peça”, afirmou o prefeito Rogério Ulson (PSDB).

O espetáculo é uma realização da Oficina Cultural Sérgio Buarque de Holanda, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo. A peça tem o apoio cultural de Refrigerantes Aliança.

A rodoviária é o ponto de chegada e partidas.Local de encontro e desencontros.Nela sozinho, Jeca espera partir para o sucesso e a fama da cidade grande.Quer, mas não tem a certeza disto - deixa pra traz o cotidiano pacato da roça da cidadezinha do interior. Se desencontra de seu primo que o convidara para tentar a sorte na capital, se desencontra de si mesmo e ao se sentir sozinho, se descobre frágil e ridículo, como a essência do palhaço. As situações que vive na rodoviária imaginaria, convida o espectador para uma viagem rumo ao universo do jovem que sonha e carrega com sigo em sua maleta a poesia com cheiro de terra.

O espetáculo

O espetáculo solo “Esperando na Rodô”, é resultante do “Projeto CLOWMPIRA”(www.sitiodojeca.com ), desenvolvido pelo ator e palhaço Reinaldo Facchini. Sua estréia aconteceu no dia 30 de abril de 2007 e segue continuidade em suas apresentações, participando fé Mostras e Festivais com grande êxito alcançado prêmios e indicações. Nele os temas abordados são: a busca pela realização do sonho, êxodo rural, universo do caipira e do palhaço, aculturação, entre outros, sendo os mesmos sob a ótica do palhaço, o que torna o espetáculo uma comedia prazerosa e de fácil assimilação a qualquer idade.

O ator

Reinaldo Facchini iniciou sua carreira de ator em Pirassununga (SP), em 1993. Fundou o grupo “Teia de Teatro”, onde atua desde então. Integrou o grupo “Trupe Circulante” desenvolvendo Teatro de Rua e a Arte Circense, explorando suas habilidades com pirofagia (cuspir fogo), swing (fitas, fogo) e perna de pau. Integrou o “Núcleo de Teatro da USP – Pirassununga” e participou de diversas montagens de espetáculos cômicos. Desta experiência nasceu o desejo de aprofundar seus conhecimentos sobre a comicidade, resultando no encontro com o “palhaço”. Em 2000, durante a oficina “A Nobre Arte do Palhaço”, ministrada por Márcio Libar, nasceu o “Jeca”.

O ator também integrou o grupo “Valdevinos de Oliveira – Pequeno Teatro Cômico”, um espaço de construção e pesquisa em torno da linguagem do riso, da comicidade. Em seu trabalho solo, a pesquisa se direciona ao universo do “Caipira” e do “Palhaço”, dando origem ao “Projeto Clowmpira”, que resultou em diversos módulos: pesquisa, oficina adulta e infantil, espetáculo, intervenção, exposição, almanaque e cordel.