quinta-feira, 25 de abril de 2024      23:28

Passos que Salvam reúne 74 pessoas

site

“Toda grande caminhada, começa com um simples passo”. A frase foi dita por Buda há muitos anos, mas mostra a importância de como pequenos atos podem ajudar as pessoas. Isso também remete à caminhada “Passos que Salvam”, coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos, e promovida em Analândia, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A caminhada anual aconteceu no domingo, 22, saindo do Lago da Bruxa e indo até o Calção Ricardo Gregório. De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Analândia, 74 kits da caminhada foram vendidos.

“Foi uma caminhada muito gostosa no domingo, reunindo famílias, crianças em prol da conscientização sobre os primeiros sintomas do câncer infanto-juvenil”, afirmou Andrea Schalch, secretária de Assistência Social.

A proposta da caminhada foi o de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Educação

Um dos fomentadores da caminhada na região é Denner Júnior. O jovem esteve em Analândia fazendo uma palestra para os professores. “Foi muito importante esta ação. Os professores trabalham diretamente com o público infanto-juvenil e podem ajudar a conscientizar as famílias”, explicou a dirigente de Educação, Camila Alves.

O câncer infantojuvenil

Muitas crianças e adolescentes chegam ao Hospital do Câncer de Barretos com a doença em estágio avançado. Isso pode acontecer devido à desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e a desinformação dos médicos. Muitas vezes, o câncer infantojuvenil pode ser confundido com sintomas de enfermidades comuns na infância e adolescência, como dores de crescimento.

O sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença. O índice de cura alcançado atualmente no Brasil é de somente 55%, pouco se comparado aos níveis dos Estados Unidos, que chegam a 95%