sexta-feira, 26 de abril de 2024      21:40

Caminhada em prol do Hospital do Câncer acontece dia 22

passos que salvam

“Toda grande caminhada, começa com um simples passo”. A frase foi dita por Buda há muitos anos, mas mostra a importância de como pequenos atos podem ajudar as pessoas. Isso também remete à caminhada “Passos que Salvam”, coordenada pelo Hospital de Câncer de Barretos, e promovida em Analândia, com apoio da Prefeitura, por meio da Secretaria de Assistência Social.

A caminhada acontece simultaneamente no dia 22 de novembro, às 8 horas, em centenas de cidades do Brasil. O projeto tem o objetivo de esclarecer, conscientizar e despertar a atenção das pessoas para os primeiros sinais e sintomas do câncer infantojuvenil.

Para participar basta adquirir um “kit caminhada” com camiseta, boné e squeeze personalizados da Caminhada Passos que Salvam, que este ano, custa R$30,00, No Centro de Referência em Assistência Social (CRAS).

“Para que a caminhada Passos que Salvam seja um sucesso, é necessário o empenho e apoio de toda a comunidade. Quanto maior o número de pessoas conscientizadas sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer infantojuvenil, maior é a chance de conseguir que o tratamento seja eficaz, podendo alcançar até a cura”, afirmou a secretária Andreia Schalch.

O Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) no telefone (19) 3566-0506. O Cras está localizado na Avenida Três, número 588 – Centro. O telefone é (19) 3566-0506.

O câncer infantojuvenil

Muitas crianças e adolescentes chegam ao Hospital do Câncer de Barretos com a doença em estágio avançado. Isso pode acontecer devido à desinformação dos pais, o medo do diagnóstico e a desinformação dos médicos. Muitas vezes, o câncer infantojuvenil pode ser confundido com sintomas de enfermidades comuns na infância e adolescência, como dores de crescimento.

O sucesso do tratamento depende da habilidade em detectar a doença. O índice de cura alcançado atualmente no Brasil é de somente 55%, pouco se comparado aos níveis dos Estados Unidos, que chegam a 95%