quinta-feira, 25 de abril de 2024      00:21

Analândia se destaca na geração de empregos

emprego

Matéria do Jornal da Gente destaca cidade na liderança da geração de emprego

No Dia do Trabalho, Analândia tem muitos motivos para comemorar. O Jornal da Gente destacou na edição de março que a estância está na contramão do Brasil. Enquanto o País vive um cenário de desemprego e recessão, a cidade fechou 2015 gerando empregos.

Leia a matéria na íntegra:

Diante do cenário de recessão do País, devido às incertezas no campo político e econômico, como o impasse sobre o impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT), Analândia se destaca como um dos municípios que encerrou 2015 com um saldo positivo na geração de empregos. Segundo dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados do Ministério do Trabalho e Emprego), a Estância Climática liderou a criação de novas vagas na região, com 47 novos empregos celetistas (com carteira assinada). No total, a cidade registrou 406 contratações e 359 desligamentos.

O saldo positivo é motivo para festejar, já que dados do Caged revelaram que em fevereiro deste ano, o Brasil registrou a maior queda do emprego formal em 25 anos. No total, o país fechou 104.582 postos de trabalho com carteira assinada no mês passado.

O número leva em conta a diferença entre demissões e contratações, e é o maior para fevereiro desde 1992, quando começou a pesquisa. Apenas nos últimos 12 meses, o país eliminou 1.706.985 postos de trabalho, o que equivale à diminuição de 4,14% no contingente de empregados com carteira assinada no país.

Para o prefeito de Analândia, Rogério Ulson (PSDB), várias medidas foram tomadas desde 2014, quando surgiram os primeiros indícios da crise econômica que afetou o país. “Traçamos um plano de trabalho, com o Emprega Analândia e o Desenvolve Analândia; também oferecemos apoio para que os moradores cursem universidades e escolas técnicas na região e se preparem melhor para o mercado de trabalho, assim como inauguramos o Centro Municipal de Apoio ao Trabalhador (CEMAT), que tem o objetivo de fomentar a geração de emprego, qualificar a mão-de-obra e ajudar o trabalhador a encontrar vagas. Outra iniciativa importante foi buscar o apoio do SEBRAE-SP que promoveu assessoria e atendimento aos empreendedores da cidade”, afirmou.

A Estância, mesmo em grave crise financeira, apostou no Carnaval. “A maior festa da cidade é também um dos maiores impulsionadores da economia local e do turismo. Economizando, fizemos uma grande festa que garantiu um grande movimento na econômica local e a geração de empregos”, disse Rogério.

A REGIÃO

Além de Analândia, apenas Corumbataí, também, registrou geração de empregos em 2015. No período de janeiro à dezembro de 2015 a cidade registrou a geração de 11 novas vagas. No total foram 323 contratações e 312 demissões.

Quando se observa os dados referentes aos outros municípios da região, o saldo é negativo. Itirapina fechou 18 postos de trabalho, Ipeúna perdeu 210 empregos, Santa Cruz da Conceição demitiu 170 trabalhadores a mais do que contratou no período, além de São Carlos que fechou 2.460 vagas e Rio Claro que perdeu 3.024 empregos.