quinta-feira, 25 de abril de 2024      03:05

Vacinação contra a gripe H1N1 começa no dia 30

gripe-vacina-a-capa

A vacinação contra a gripe H1N1 começará no próximo sábado (30 de abril). A vacinação será gratuita, mas restrita ao grupo prioritário. O Governo Federal enviou às Prefeituras um número restrito de vacinas.

A vacinação começa no chamado “Dia D”, no dia 30, na Unidade Básica de Saúde (UBS), das 7h às 16h. Nas demais semanas, a vacinação continua na UBS, de segunda a sexta-feira das 7h30 às 15h30.

“A vacina que será aplicada é a trivalente, que protege contra Influenza A H1N1, Influenza A H3N2 e Influenza B (subtipo Brisbane)”, explicou o responsável Denis Padovan.

Serão vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, mulheres com até 45 dias pós-parto e os trabalhadores de saúde das redes pública, além de pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais, que também fazem parte do público-alvo.

Os principais sintomas do H1N1 são febre acima de 37,8ºC – sendo mais acentuada em crianças –, infecção aguda das vias aéreas, calafrios, mal-estar, dor de cabeça, dores no corpo, garganta e articulações, prostração, coriza e tosse seca. Em alguns casos é possível a ocorrência de vômito, diarreia, fadiga e rouquidão.