quinta-feira, 25 de abril de 2024      11:22

CAR deve ser declarado até 5 de maio

car

Os proprietários de terras tem até 5 de maio, para prestar as informações ambientais referentes à situação das áreas de Preservação Permanente, Reserva Legal, Uso Restrito, florestas e vegetação nativa e todas as áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do País. O prazo foi estabelecido pelo novo Código Florestal.

É um cadastro eletrônico de âmbito nacional, declaratório e obrigatório. É a principal ferramenta prevista na nova lei ambiental – o Código Florestal - para a conservação do meio ambiente e a adequação ambiental de propriedades.

Em Analândia, a Casa da Agricultura faz o CAR gratuitamente para o produtor rural. Os documentos necessários para inscrição são a matricula, CCIR, RG e CPF do proprietário, mapa caso possuir, delimitações da propriedade. A Casa da Agricultura fica na rua 5, 483 – Centro. É aconselhável agendar pelo telefone (19) 3566-1241.

Ao todo, a cidade possui 230 propriedades rurais. Até o momento, de acordo com dados da Casa da Agricultura, 70% dos proprietários já fizeram o CAR, totalizando 162.

O cadastramento

A inscrição no CAR é gratuita e pode ser feita pelo proprietário ou posseiro, sem a necessidade de contratação de um técnico. Para fazer o cadastramento basta procurar a Casa da Agricultura, o Sindicato Rural, a associação ou cooperativa de sua cidade.

Além de possibilitar o planejamento ambiental e até econômico da propriedade, a inscrição no CAR é um pré-requisito para acesso à emissão de cotas de reserva ambiental e aos benefícios dos programas de regularização ambiental.