terça-feira, 23 de abril de 2024      21:00

Analândia é sua casa – quem ama cuida

face lixo

Operação e campanha de conscientização visam construir uma cidade mais limpa, bonita e agradável

Jogar lixo na rua e descartar ilegalmente entulhos e trecos é proibido e pode gerar multa de até R$ 425,00. A Prefeitura de Analândia lança esta semana uma campanha para conscientizar a população das obrigações previstas em lei e envolver a população no cuidado com a cidade.

“A cidade está um caos hoje. Desde que as taxas de limpeza e conservação foram revogadas pelo então ex-presidente da Câmara, Rodrigo Tendolini Balerini, por serem consideradas inconstitucionais, a Prefeitura não tem a obrigação de coletar e se responsabilizar pelo destino final de entulhos, trecos, restos de imóveis e podas de árvores de terrenos privados. Fizemos um grande esforço no último ano para manter a cidade limpa e bem cuidada, mas os gastam anuais ultrapassam os R$ 500 mil com coleta, transportes para Guatapará e a destinação final no aterro”, explicou o secretário do Meio Ambiente, Fábio Dela Libera.

A Prefeitura vai conscientizar a população de que a limpeza e o descarte de lixo de imóveis privados são de responsabilidades de seus proprietários e não do poder público. “Hoje a Prefeitura passa recolhendo e no momento seguinte despejam mais. São galhos, restos de podas, entulhos de construções e reformas”, acrescentou.

Além do descarte irregular de lixo, moradores tem utilizado vias públicas – calçadas, ruas e avenidas – para o preparo de massa de cimento. “Este é outro ponto proibido por lei. Vamos fazer uma operação para notificar os moradores na primeira vez. Na segunda, o fiscal de tributos aplicará multa. O valor é de R$ 425, 00 por vez”, afirmou Fábio.

Como determina a legislação, a Prefeitura garantirá primeiramente a coleta e destinação do lixo domiciliar.

Prefeitura dará exemplo

Com a economia de recursos, a Prefeitura pretende contratar mais servidores para a limpeza pública e reforçar com novos equipamentos. “O Município tem obrigação de cuidar dos locais públicos, praças, jardins, ruas, avenidas, prédios e pontos turísticos. Nosso esforço será para manter e melhorar a manutenção de todos os locais públicos da cidade”, ressaltou. Mas a campanha pretende mostrar que a população também tem importante papel nesse processo, ajudando a preservar e manter os ambientes públicos limpos e bem cuidados.

Quem ama cuida

“Agora, queremos que a população ajude-nos a fazer de Analândia uma cidade cada vez melhor para se viver, cuidando de sua casa, fazendo a calçada, plantando uma árvore, cuidando do lixo”, explicou o prefeito Rogério Ulson.

Para o secretário Fábio, são várias as ações que os moradores podem adotar para ajudar a cidade. “Além do cuidado com sua porta e com seu lixo, os proprietários de lotes que não possuem edificações também precisam fazer a roçagem, se ainda não tem condições de construir, o que dá mais segurança à comunidade”, destacou.