quinta-feira, 28 de marÇo de 2024      17:51

Operação 'Agulha Negra' faz treinamento de 3,5 mil militares do Exército em Pirassununga e região

Em 18 Nov foi iniciada a concentração estratégica do maior e mais complexo exercício no terreno da Força Terrestre em 2019: o Exercício Agulhas Negras, conhecido pelo acrônimo OPAN, ainda remanescente de seu nome original, Operação Agulhas Negras. Nesta, que é a 24ª edição continua deste exercício de adestramento, serão conduzidas as Operações CORUMBATAI e ITAQUERI que contará com a participação de 3,5 mil militares de mais de 30 unidades do Exército de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Goiânia. Eles participam de simulações com helicópteros e diversos equipamentos, que chamam a atenção de moradores da região, pois estarão nas ruas das cidades escolhidas para fins de treinamento.

Prefeito Jairo Mascia e Assessor Oldair Calchi, estiveram presentes em Pirassununga no apronto operacional do exercício que será realizado no período de 23 a 26/11/2019 em Analândia-SP. Na oportunidade foram recepcionados pelo General Amaro, General de Divisão Novaes, Tenente Coronel Migon e Brigadeiro David.

Analândia mais uma vez é uma das cidades escolhidas para “hospedar” parte da tropa do maior e mais complexo adestramento avançado do Exército Brasileiro – o Exercício Agulhas Negras 2019, entre os dias 20 e 29 de novembro. A cidade também será uma das bases operacionais para a realização de reuniões técnicas da 2ª Divisão de Exército.

O objetivo do treinamento é manter o estado de prontidão em operações ofensivas, defensivas e de cooperação e coordenação com agências, além de exercitar a ação de comando e a capacidade de liderança em todos os níveis.

aa14bb3a-5b7c-497f-8db6-a1258e9ac6bb

de77ee83-980d-4a7b-a2e1-eee05183991a