terça-feira, 23 de abril de 2024      21:19

Risco à saúde: Em média 07 (sete) pacientes por dia marcam, mas não comparecem à consulta médica na unidade básica de saúde

e2eb3207-60da-4ab1-ba74-2ec74a93f923

A Secretaria Municipal de Saúde, lança campanha de conscientização da população visando diminuir as faltas em consultas. Segundo o levantamento realizado, no 3º quadrimestre de 2022 em média 800 pacientes agendaram e não compareceram à consulta.
Se o paciente falta em uma consulta, isso prejudica outro paciente que poderia utilizar o benefício. A campanha visa esclarecer à população para que os pacientes que não puderem comparecer se comuniquem com antecedência de no mínimo 24 horas a unidade de saúde para que outra pessoa possa ser atendida em seu lugar.
Ao informar a não presença em consultas o paciente ajuda a diminuir a fila do SUS e a salvar a vida de outras pessoas.
“O absenteísmo (a falta sem aviso prévio) às consultas médicas previamente marcadas é um problema que interfere com a efetividade dos serviços de saúde. Essas faltas são mais frequentes especialmente nas consultas de clínica médica, porém vem se destacando também nas especialidades como Pediatria, Ginecologia/Obstetrícia, Cardiologia e Psiquiatria, o que pode acarretar problemas para a continuidade do cuidado do paciente ausente, para o tratamento de pessoas que, por conta disso, não conseguiram horário, algo que pode e precisa ser evitado”. O munícipio tem trazido profissionais médicos, sendo especialidades básicas e que possuem dificuldade de agendamento nas referências disponibilizadas pelo estado, buscando a qualidade e o conforto do paciente que não necessita se locomover para outros municípios para um atendimento especializado, e estas ausências vem causando efeitos negativos e também geram perda financeira para todo o sistema, alerta Graziele Bessa, Secretária Municipal da Saúde.

IMPORTANTE: Mantenha o telefone do cadastro atualizado, pois o sistema de agendamento envia automaticamente um SMS como lembrete da consulta agendada!

Fique atento e faça a sua parte!
Cuidar de você. Esse é plano.

#analandia #prefeituramunicipal #estanciaclimatica #saude #SUS #suafaltafazfalta #campanhadeconscientização