quinta-feira, 18 de abril de 2024      11:45

VAMOS ENTENDER AS OBRAS?

nota de esclarecimento

Algumas dúvidas foram criadas com a retomada e o início de algumas obras na estância climática. Primeiramente, é importante ressaltar que a maioria das obras são frutos de parceria entre os governos estadual e federal. Portanto, o dinheiro público investido é repassado por eles.

Fomos questionados quanto à construção de praças e sua necessidade. Não existem construções de varias praças, mas uma só. A da Bíblia, ao lado do Velório Municipal. A obra é um investimento de R$ 237.421,37, por meio de uma parceria entre o Governo Federal, via Caixa Econômica Federal. Os recursos são oriundos de emenda parlamentar do deputado Paulo Freire (PR), atendendo pedido do nosso amigo vereador Adriano Bezerra. Ressaltamos, ainda, que a região carecia de uma área de lazer. Também é importante deixarmos claro que os boatos de que no local será construída uma pista de skate são mentirosos.

A obra de troca da tubulação antiga de amianto por uma moderna de pvc só ficou paralisada porque o Governo Federal não efetuou os repasses, garantidos em convênio entre a Prefeitura e a presidente afastada Dilma Rousseff, desde 2014. Por meio de uma articulação entre o deputado Lobbe Neto e o Ministério das Cidades, parte dos recursos da FUNASA foram liberados durante o governo interino. A empresa responsável recebeu os atrasados e, assim, a obra retomada. É importante destacar que estamos trabalhando com duas equipes para agilizar o final da obra e causar o mínimo de transtorno possível.

Enquanto isso, a obra de recapeamento do asfalto da região central seguirá a sequencia da troca da tubulação, portanto recapearemos as ruas onde a substituição dos velhos canos já tiver sido concluída. A verba para recapeamento é do Governo do Estado.

A Prefeitura pode aplicar o dinheiro do contribuinte onde ela quiser? Não. Os recursos destas e de outras obras e projetos são conhecidos como “verba carimbada”, ou seja, só pode ser aplicados para aquele fim. Portanto, os boatos de que a Prefeitura investe mal o dinheiro público é mentirosa. Estamos aplicando o dinheiro para as obras e projetos que eles foram destinados. E, não! Não podemos pedir autorização ou fazer o que bem entendemos com essas verbas. Se não utilizarmos o dinheiro para a construção da Praça, uma demanda dos moradores daquela região, ou para a troca da tubulação de amianto, antiga e cancerígena, ou para o recapeamento do asfalto, uma necessidade urgente, teremos que devolver este dinheiro para os governos Estadual e Federal.

Além dessas obras, ainda, estão em andamento o asfaltamento até o Morro do Cuzcuzeiro e a construção do Centro de Triagem de Resíduos Sólidos. Ambas, obras com recursos do Governo do Estado. Portanto, também, não podemos desvia-los para outros fins.

Outras obras

A Prefeitura contratou a limpeza dos bueiros, antes do início do período das chuvas, e equipe para arrancar os troncos secos de arvores que já haviam sido costadas. Assumimos a manutenção da iluminação publica sem criar taxa para a população. O próximo passo será a recuperação das calçadas.

Lamentamos, ainda, que alguns serviços estão prejudicados pelo grande numero de afastamentos de servidores para disputarem a eleição deste ano.